Azure Resource Inventory

Last Updated: 13/07/2021By

Se você tinha dificuldade para filtrar informações do Azure para analisar os recursos para uma migração de recursos para outra subscrição seus problemas agora não acabaram, mas ficaram mais fáceis.

Estes gratos recursos ajudam bastante suas decisões como arquiteto realizando levantamento de requisitos em ambientes Azure que pretendem movimentar de subscrições.

Sabemos que para mover recursos não é tão simples e requer conhecimento.

Existem recursos que são migráveis se movimentação, tem recursos que são parcialmente migráveis e recursos que não são migráveis e você vai passar por consultoria, ou sua equipe vai trabalhar para que faça a movimentação de recursos.

Li alguns artigos e as fontes foram:

Azure Resource Inventory – Unicast Lab

https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/azure-resource-manager/management/move-support-resources

Se você ainda não precisou, em algum momento você irá precisar mover seus recursos do Azure para outro grupo de recursos ou assinaturas.

Se você já trabalha como arquiteto em cloud Azure ou na área de projetos, já deve estar familiarizado com essa demanda. É muito comum se deparar com esse tipo de projeto, seja ela por motivos de organização de ambiente ou mesmo gestão de faturamento.

A princípio parece uma tarefa muito simples, uma vez que você pretende mover recursos que já estão no Azure, mas tenha calma, nem tudo é simples como parece.

Sempre que se deparar com esse tipo de demanda, você precisa considerar que nem todos os recursos do Azure suportam movimentações/migrações.

Antes de iniciar seu projeto, sugiro que você verifique algumas etapas importantes, antes de mover um recurso no Azure.

Lista de verificações antes de mover recursos: Mover recursos para uma nova assinatura ou grupo de recursos – Azure Resource Manager | Microsoft Docs.

Após essa verificação inicial, é importante que você conheça quais recursos estão habilitados a movimentação/migração.

A lista completa de serviços pode ser conferida aqui: Mover suporte de operação por tipo de recurso – Azure Resource Manager | Microsoft Docs.

Após ter todas essas informações em mãos, o próximo passo e fazer uma avaliação do ambiente que será migrado.

Levantar todos os recursos, e fazer uma análise detalhada de quais recursos serão compatíveis de movimentação.

Neste artigo, eu vou mostrar como você pode mapear todos os recursos de sua assinatura de uma forma simples e bem intuitiva.

O Azure Resource Inventory é um poderoso script escrito em powershell para gerar relatórios em Excel de qualquer ambiente Azure.

Link do projetoazureinventory/ARI: Azure Resource Inventory – It’s a Powerful tool to create EXCEL inventory from Azure Resources with low effort (github.com)

Para utilizar o script é muito simples.

Você pode rodar o script localmente via Powershell ou pelo portal utilizando o Cloudshell.

Pré-requisitos

Install-Module ImportExcel

Az CLI

az extension add –name resource-graph

Após instalar os módulos, você já pode executar o script.

Assim que você rodar o script, ele abrirá o navegador para que você possa autenticar sua conta. Basta fazer o login que ele começar a coletar as informações necessárias.


Assim que terminar a coleta, o script salva as informações em um arquivo Excel no C:\AzureResourceInventory.

 Agora, é só verificar as informações e planejar seu projeto de movimentação/migração da melhor maneira possível.


Este post é destinado a arquitetos que precisam fazer pequenos assessment e facilita bastante a montagem de precificação e outras especificações técnicas que facilitam a entrega das propostas técnicas e comerciais.

Espero que tenham gostado.

Abraços

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment