OCI Sempre gratuito

Last Updated: 28/09/2022By

E aí pessoal

Sempre aprendendo ambiente de cloud e a Oracle surpreendeu para quem quer fazer laboratórios diversos.

Ambiente muito bom e sempre gratuito.

Vale a pena sempre que você quiser fazer um pequeno laboratório vai ter em mãos um tamanho de máquina generoso e conhecer melhor o ambiente OCI.

Se você procura um servidor muito poderoso e sem custos, o Oracle Cloud seria a escolha certa para você!

Nos últimos anos, experimentei vários produtos de computação em nuvem, como Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud Platform. Mesmo que eles ofereçam opções gratuitas, sua oferta sempre gratuita tem algumas limitações: VM de baixa especificação e unidades de nível superior só podem ser usadas gratuitamente por um tempo limitado ou até que seu crédito acabe. Além disso, o custo de acompanhamento é alto.

Recentemente, tive a chance de experimentar a nuvem da Oracle e descobri que seu VPS “Sempre Grátis” é muito poderoso com 4 CPUs e 24 GB de memória. Além disso, não custa nada!

Uma maneira pela qual os fornecedores de nuvem incentivam a adoção é por meio de SDKs e períodos de teste gratuitos para serviços selecionados. Períodos de avaliação limitados e serviços gratuitos – como os do portfólio Oracle Cloud Always Free – permitem que os desenvolvedores testem os serviços em nuvem antes de se comprometerem.

Para obter uma vantagem competitiva, alguns provedores de nuvem, incluindo a Oracle, oferecem uma ampla variedade de serviços de capacidade limitada em suas categorias sempre gratuitas. Os desenvolvedores não precisam pagar por esses serviços, independentemente de quanto tempo os usem.

A Oracle expandiu seu portfólio de serviços Always Free para Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em junho de 2021. A expansão incluiu recursos gratuitos para computação, bancos de dados e desenvolvimento de aplicativos. O nível Always Free da AWS, em comparação, inclui ofertas para Lambda, desenvolvimento de aplicativos e outros serviços ou casos de uso, mas não inclui instâncias tradicionais de computação em nuvem no Amazon EC2.

Ofertas Oracle Cloud Always Free

O Oracle Cloud oferece aos desenvolvedores os recursos necessários para criar aplicativos funcionais, não apenas exercícios do Hello World . Os recursos na camada Always Free – incluindo os serviços de banco de dados autônomos da Oracle e o ambiente de desenvolvimento de código baixo APEX, o Resource Manager baseado em Terraform e o serviço de host Bastion – destinam-se a ajudar novos desenvolvedores de nuvem a projetar e implementar aplicativos modernos e nativos de nuvem.

Always Free também inclui instâncias Ampere A1 baseadas em Arm para incentivar os desenvolvedores a investigar a tecnologia.

O nível Always Free complementa o período de teste gratuito de 30 dias da Oracle, que oferece US$ 300 em créditos de uso para uma gama mais ampla de serviços e limites de capacidade mais altos. A tabela abaixo ilustra as diferenças significativas de capacidade entre as duas ofertas gratuitas do Oracle Cloud.

Configurar o Oracle Cloud Server

Etapa 1: criar uma conta

Basta acessar https://signup.cloud.oracle.com/ e concluir o processo de registro. Embora você precise inserir seu cartão de crédito, é apenas para verificação e você não precisa pagar nada ao usar os serviços Always Free.

Etapa 2: criar VM


fig 1. Crie uma instância de VM no Oracle Cloud

Após o login em sua conta, clique em “Create a VM instance” conforme a figura 1. De acordo com a Oracle [1], todas as locações recebem as primeiras 3.000 horas de OCPU e 18.000 GB horas por mês gratuitamente para instâncias de VM usando o VM.Standard. Forma A1.Flex , que possui um processador Arm . Para locações Always Free, isso equivale a 4 OCPUs e 24 GB de memória. Portanto, para obter a maior parte do serviço “Sempre Grátis”, você pode seguir a configuração Forma da seguinte forma:


fig 2. Crie uma instância de VM no Oracle Cloud

Para a opção SSH, você pode criar você mesmo usando o PuTTy ou usar o gerado automaticamente pelo Oracle, não se esqueça de salvar a chave SSH, pois você precisa dela remotamente para o seu servidor.

Para o Volume de Inicialização, você pode inserir 200 GB, pois é o mais alto possível que você pode usar como um nível Sempre Gratuito:


fig 3. Crie uma instância de VM no Oracle Cloud (especifique o tamanho do volume de inicialização)

Etapa 3: conectar-se à VM

Você pode se conectar à sua VM por SSH com a chave privada que você gerou na última etapa com o usuário.


Pronto, agora pode usar e abusar !

Referência:

[1] Documentação do Oracle Cloud Infrastructure ( https://docs.oracle.com/en-us/iaas/Content/FreeTier/freetier_topic-Always_Free_Resources.htm )

Espero que tenha ajudado.

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment