Docker Compose no Ubuntu, Debian, Suse e Centos

Last Updated: 30/08/2023By

Olá pessoal hoje vou passar aqui para mostrar o Docker compose tudo em linha de comando Linux.

Docker Compose: Simplificando a Orquestração de Containers

Introdução: O Docker Compose é uma ferramenta poderosa que veio para revolucionar a forma como orquestramos containers em ambientes Docker. Lançado em 2013 pela Docker Inc., o Docker Compose se tornou uma das soluções mais populares para gerenciar aplicativos compostos por vários serviços e seus respectivos containers.

Isso é independente de onde ele vai rodar, ele é democratico, roda até em geladeira se tiver a possibilidade (Risos)!!!.

O que é o Docker Compose? O Docker Compose é uma ferramenta de linha de comando que permite definir, configurar e executar aplicativos multi-container usando um arquivo YAML. Ele possibilita a criação de ambientes complexos com vários serviços interconectados, tornando mais fácil a criação, a execução e a escalabilidade de aplicações baseadas em containers.

Origem e Evolução: O Docker Compose foi lançado pela primeira vez em 2013 pela empresa Docker Inc. como um projeto de código aberto. Desde então, evoluiu e se tornou parte integrante do ecossistema Docker, conquistando uma comunidade ativa de desenvolvedores e usuários.

Características do Docker Compose:

  1. Arquivo YAML para Definição: O Docker Compose utiliza um arquivo YAML simples e legível para descrever a configuração do ambiente, incluindo serviços, redes e volumes. Isso torna o processo de definição de infraestruturas mais claro e fácil de entender.
  2. Orquestração Simples: Com apenas alguns comandos, é possível criar e executar toda a infraestrutura necessária para o aplicativo, inclusive redes, volumes e contêineres. Isso facilita a tarefa de desenvolvedores e equipes na hora de implantar o aplicativo em diferentes ambientes.
  3. Suporte a Multi-Containers: O Docker Compose permite a definição de aplicativos que consistem em vários serviços, como bancos de dados, servidores web, caches, entre outros, que trabalham juntos em harmonia.
  4. Escalabilidade Horizontal: A ferramenta permite duplicar serviços para atender às demandas de tráfego ou carga, garantindo a escalabilidade horizontal do aplicativo.
  5. Integração com Docker Hub: O Docker Compose é compatível com o Docker Hub, o que significa que os serviços definidos no arquivo YAML podem ser criados a partir de imagens de contêineres pré-construídas disponíveis no Docker Hub.
  6. Versionamento do Compose File: O Docker Compose suporta versionamento do arquivo YAML, o que permite a adaptação do aplicativo para diferentes versões do Docker Compose, garantindo compatibilidade e controle das configurações ao longo do tempo.
  7. Modelo acima em alto nivel de arquittura de docker compose em alta disponibilidade para Azure e AWS.

Instalando o Docker em Ubuntu e Debian:

Ubuntu 20.04 / 18.04 e Debian 10 utilizam o “Docker Engine” do repositório oficial do Docker. Siga os passos abaixo:

a. Atualize o índice de pacotes:

sudo apt update

b. Instale pacotes para permitir que o apt utilize um repositório sobre HTTPS:

sudo apt install -y apt-transport-https ca-certificates curl software-properties-common

c. Adicione a chave GPG oficial do Docker:

curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo gpg –dearmor -o /usr/share/keyrings/docker-archive-keyring.gpg

d. Adicione o repositório estável do Docker:

echo “deb [arch=amd64 signed-by=/usr/share/keyrings/docker-archive-keyring.gpg] https://download.docker.com/linux/ubuntu $(lsb_release -cs) stable” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list > /dev/null

e. Atualize novamente o índice de pacotes:

sudo apt update

f. Instale o Docker:

sudo apt install -y docker-ce docker-ce-cli containerd.io

Instalando o Docker no OpenSUSE:

No OpenSUSE, você pode usar o gerenciador de pacotes “zypper” para instalar o Docker:

a. Adicione o repositório Docker:

sudo zypper addrepo https://download.docker.com/linux/opensuse/$(lsb_release -rs)/x86_64/stable Docker

b. Atualize o índice de pacotes:

sudo zypper refresh

c. Instale o Docker:

sudo zypper install -y docker-ce

Instalando o Docker no CentOS:

No CentOS, você pode usar o gerenciador de pacotes “yum” para instalar o Docker:

a. Remova versões antigas do Docker (se existirem):

sudo yum remove docker docker-client docker-client-latest docker-common docker-latest docker-latest-logrotate docker-logrotate docker-engine

b. Configure o repositório oficial do Docker:

sudo yum install -y yum-utils
sudo yum-config-manager –add-repo https://download.docker.com/linux/centos/docker-ce.repo

c. Instale o Docker:

sudo yum install -y docker-ce docker-ce-cli containerd.io
Agora que você tem o Docker instalado, podemos prosseguir com a instalação do Docker Compose:

Instalando o Docker Compose:

a. Faça o download da versão mais recente do Docker Compose:

sudo curl -L “https://github.com/docker/compose/releases/latest/download/docker-compose-$(uname -s)-$(uname -m)” -o /usr/local/bin/docker-compose

b. Dê permissão de execução ao binário:

sudo chmod +x /usr/local/bin/docker-compose

c. Crie um link simbólico para o Docker Compose (opcional, mas útil para uso global):

sudo ln -s /usr/local/bin/docker-compose /usr/bin/docker-compose

Verificando a instalação:
Para verificar se o Docker Compose foi instalado corretamente, execute o seguinte comando:

docker-compose –version

Conclusão:

O Docker Compose é uma ferramenta essencial para quem busca simplificar o gerenciamento de aplicativos baseados em containers. Com suas características intuitivas e poderosas, ele torna a orquestração de serviços e containers uma tarefa acessível mesmo para desenvolvedores iniciantes. Se você ainda não experimentou o Docker Compose, agora é o momento de explorar essa ferramenta e elevar sua eficiência no desenvolvimento e implantação de aplicações modernas.

Geralmente, a documentação do Docker Compose pode ser encontrada no site oficial do Docker, que é https://docs.docker.com/compose/. Lá, você encontrará informações detalhadas sobre como usar o Docker Compose, os comandos disponíveis, exemplos de arquivos YAML e muito mais.

Até mais pessoal

Novidades via inbox

Fique por dentro no meu Boletim digital toda semana um conteúdo novo

Leave A Comment